Praias para cães em Portugal

In: Notícias

Vários países já possuem praias caninas, estas são um destino preferencial para os donos que querem usufruir da presença do seu companheiro. Em Portugal actualmente temos duas praias caninas.



Praia do Porto da Areia Norte (Peniche)

A primeira praia do país para permanência e circulação de cães foi inaugurada em Peniche, em agosto de 2016. O espaço escolhido foi a praia do Porto da Areia Norte, uma área com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro, e onde a autarquia investiu “cerca de 2.500 euros em dispensadores de sacos (para recolha de dejetos), na colocação de sinalética e na afixação de editais com as regras de funcionamento”, disse, na ocasião, à Lusa o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.


Praia do Coral (Viana do Castelo)

A segunda praia para cães foi inaugurada a 15 de junho de 2017, em Viana do Castelo, na Praia do Coral. A praia para cães do Coral está situada em área sob jurisdição do porto de mar de Viana do Castelo. A criação daquele espaço resultou de uma parceria entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL), da Câmara Municipal, da Capitania local e de uma associação local de defesa dos animais, a Vila Animal. No dia da inauguração foram distribuídos folhetos designados “Quatro Patas”, para informar os donos dos animais sobre as regras de segurança a cumprir. Na entrada da praia há uma placa que informa que é proibido circular sem trela, os cães de raças potencialmente perigosas têm obrigatoriamente de usar trela e açaime, e é obrigatório remover os dejetos.


 Praia da Ramalha Sul (Esposende)                                                Praia de Suave Mar (Esposende)
                                                                                            

    

Esposende, desde dia 17 julho deste ano, oferece duas praias para cães, uma na Apúlia e a outra nas Marinhas, no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal. As praias dispõem de sinalética e de um circuito de limpeza, com depósitos para dejetos caninos.

Nas idas à praia

»  Evite a exposição ao sol do seu cão em horas críticas do dia, pois a radiação é mais intensa.
»  Lembre-se que beber água do mar pode causar problemas gastrointestinais.
»  De regresso a casa, recomenda-se dar um banho ao seu cão para eliminar o sal e areia acumulada.


Fonte:
Revista "Cães & Companhia" e "Observador".

Voltar para o topo